O poder do Dólar Americano


De todas as divisas existentes na economia mundial, podemos considerar o Dólar-Americano como sendo a que mais importância tem nos mercados globais, estando presente em praticamente todos eles. Consegue dar informação, segurança e estabilidade a quem dela se serve. Para confirmar tudo isto, estima-se que é utilizado em 87% de todas as transações ocorridas por este mundo fora, sabe-se também que 62% das reservas internacionais nos bancos centrais são em Dólar.


Outro aspeto interessante a reter, em tom de confirmação do que já foi aqui falado, trata-se da correlação existente entre o dólar e o ouro, não vista com outras divisas.

Basicamente o ouro continua a ser um porto seguro para a maioria dos Investidores (algo que falaremos possivelmente noutro artigo).

Então por norma quando há situações de crise, com possível desvalorização do Dólar e criação de instabilidade para o investidor, o mesmo deposita a sua confiança no Ouro, é então possível encontrar o padrão de desvalorização do dólar valorização do Ouro, ou ao contrário caso o processo seja inverso.


Após tudo isto que falamos anteriormente, já nos é possível ter uma pequena ideia do poder do dólar, passemos então a abordar 4 formas possíveis de investir nele, algumas por vós já utilizadas sem saber.
É importante compreender que cada uma destas 4 maneiras possíveis de investimento têm vantagens e desvantagens, é necessário ponderar as razões que nos levam a fazê-lo, saber quais os custos e riscos envolvidos em cada um dos investimentos, como por exemplo a liquidez( imaginando-se que precisa de receber o dinheiro rápido), entre outros tantos aspetos.


Dólar em Numerário

Esta primeira forma de investimento é muito simples, trata-se de uma troca em dinheiro físico, no nosso caso, entre as divisas do Euro e Dólar, respetivamente a venda do Euro e compra do Dólar, vendendo-a posteriormente quando a cotação for favorável para tal.
O mesmo pode ser também feito com o Ouro, ou qualquer outra matéria ou bem que possa valorizar ou desvalorizar neste enorme mercado que é o financeiro

Fundos Cambiais

Basicamente podemos considerar um fundo cambial como sendo um fundo de investimento, com a particulariedade de que para ser considerado como tal, pelo menos 80% do património investido são ativos relacionados com moedas.
Neste tipo de fundos existem diversos tipos de investidores como diferentes capacidades financeiras, sendo os seus lucros ou prejuízos partilhados em proporção ao seu nível de investimento. Estes mesmos investidores podem ou não ter instrução financeira, e por norma o fundo é gerido por um administrador com conhecimentos na área, ganhando também ele uma percentagem do que consiga valorizar através desse fundo.

Concluindo, são várias as razões para escolher este tipo de investimento, considerando que como um todo, o fundo permite alguns tipos de investimento, impossíveis ao olho do "investidor comum", graças ao seu maior poder financeiro, permite que os mesmos sejam feitos e geridos por alguém supostamente entendido na área, e permite ainda, nalguns deles, conhecer o historial do fundo de forma a ter uma referência de segurança.


Acções de empresas exportadoras

Outra das maneiras de investir no dólar é através de acções de empresas exportadoras, apesar de ter outros tantos fatores a ter em consideração, empresas deste estilo têm forte atuação no exterior, pois vendem os seus bens ou serviços para o estrangeiro, sendo muito provavelmente pagos em dólares

Dólar Futuro

O dólar futuro trata-se de uma das formas mais conhecidas de se investir na moeda, trata-se da típica negociação de contratos futuros do dólar através da bolsa de valores.
É importante reter que para operar neste mercado é necessário ter um bom conhecimento na área.
Posso concluir este artigo ao dizer que estas são apenas algumas das formas possíveis de darmo aos nossos "soldados do dinheiro", existem muitas outras formas de investimento de capital, que abordaremos em outros tantos artigos do blog.




Até Já!

Comentários